CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2º Dia do Curso Bíblico - Prof.: Luiz Francisco





Hoje em nosso segundo encontro, tivemos um grande prazer em receber entre nós, o Prof. Luiz Francisco, da Comunidade São José Operário de Registro-Sp, onde veio nos trazer grande contribuição nos estudos da Bíblia, ele veio para falar do Antigo Testamento, que agora chamamos de 1º Testamento, mas ele insiste em chamar de Velho Testamento, insistência esta, que nos traz um ar de ....experiência...digamos assim...de algo que nos traz a sabedoria...
Mais uma noite de excelente acolhida...cantos...orações, e uma bela intronização da bíblia...como podemos ver nas fotos, nossa Bíblia é uma grande "colcha de retalhos", onde pedacinho por pedacinho foi escrita.
O Prof. Luis Carlos nos mostrou em 8 etapas, para melhor entender e aprofundar nosso conhecimento.
O primeiro Testamento é composto por vários livros , como segue:
- Juízes, Eclesiástico, Levítico, Jeremias, Daniel, Josué, Números, Neemias, Gênesis, Rute, Êxodo, Isaias e Salmos.
Começamos com o Êxodo, onde ele nos explicou que significa a libertação do povo...um povo sofrido.
Em seguida ele falou sobre a escravidão do povo em uma segunda etapa.
Na terceira etapa nos contou sobre Libertação e Aliança.
Na quarta etapa, explicou sobre as Tribos e os juízes.
Na quinta parte nos disse sobre os Reis e os Profetas,Saul, Davi e Salomão, onde nos chamou a atenção em que Salomão tinha muito mais de 300 mulheres...
Na sexta etapa, nos falou sobre os desterrados, Deus consola, anima e lhes dá esperança através dos profetas.
E nos explicou o significado da Palavra Profeta, O que é ser profeta? pro = favor feta = do povo, aquele que professa a favor do povo.
Na sétima etapa, ele fala sobre restauradores e judaísmo.
E encerrou com os defensores da fé.
Aconteceu na palestina, sobretudo na montanha de Judá.
E a experiência foi presente nas leis, na fé e na cultura.Onde encontramos nos livros, 1 e 2 macabeus, Judite, Tobias, Ester, e outros.
E cabe lembrar da equipe de coordenação, que em mais um dia, nos mostrou a grande capacidade, o compromisso, e a seriedade em preparar um grande encontro como este...parabéns antecipadamente a equipe, Selma, Fátima, Deto Bicas, Edivaldo, Edinilma, Edson, Edna, Nilda, Rafael, Lauzielle, Prof. Aldo, Neide, Amauri, José Elias, Fabrício, Letícia, Laurecina, Evaniel,Douglas e todos aqueles que estão contribuindo com este Curso Bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário